Como participar?

No momento, o BAAP armazena amostras de cultura bacteriana, sangue, tecidos, penas, carcaças, esqueletos e peles. Possui parcerias firmadas com universidades e instituições privadas, que contribuem doando e recebendo as amostras biológicas.

Há diferentes maneiras de participar do BAAP como nosso parceiro:

  • Doando qualquer tipo de amostra biológica;
  • Recebendo amostras biológicas;
  • Cedendo uma lista das amostras de albatrozes e petréis que possui em sua coleção, mas as mantendo consigo, utilizando apenas o espaço virtual do BAAP para divulgar a sua coleção aos pesquisadores interessados.

O BAAP pretende ser uma rede que promove a integração de todos os pesquisadores e instituições interessados em contribuir para a conservação de albatrozes e petréis.

As informações ou amostras continuarão sendo de propriedade da instituição que as disponibilizou BAAP. Nenhuma pesquisa será realizada ou resultado será divulgado sem a expressa autorização daqueles que cederam as amostras.

A importância das amostras biológicas

No atual cenário global, diversas são as ameaças aos albatrozes e petréis. Além daquelas oriundas das atividades de pesca, há também mortalidade por patógenos, mudanças climáticas, entre outras. Para entender como estas ameaças afetam os albatrozes e petréis e encontrar soluções para estes problemas, é necessário que se desenvolva estudos a partir das amostras biológicas.

Dessa maneira, a coleta de amostras biológicas dentro de protocolos padronizados é essencial para a obtenção de resultados concretos. É importante notar como uma carcaça apenas pode gerar um volume importante de amostras para os mais diferentes estudos: as penas podem servir para avaliação da dieta da ave e níveis de contaminantes; swabs para a avaliação de carga viral e bacteriana; sangue para análises de dieta, sorologia, genética, biotoxinas, alterações hormonais e contaminantes e conteúdo estomacal para identificação de presas e debris. Estas são meramente algumas das diversas aplicações de amostras biológicas a serem obtidas das carcaças de Procellariiformes.

O BAAP está respaldado com um termo de referência que define seu funcionamento, além de possuir cadastro no SisGen (Lei 13.123/2015).

Em relação à estrutura física, o BAAP dispõe de um ultracongelador para congelamento a -80°C, freezer convencional (-20°C), armário deslizante para o armazenamento de amostras em temperatura ambiente, fluxo laminar e outros equipamentos laboratoriais para a manutenção de amostras biológicas.

Protocolo para coleta de amostras biológicas de albatrozes e petréis

Enviar Mensagem

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.
Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Dados para contato

Deseja participar do BAAP? Entre em contato:

Telefone:
(48) 3369-0340 - CEMAVE/ICMBio

Email:
baap@projetoalbatroz.org.br
patricia.serafini@icmbio.gov.br