ACAP

Em âmbito internacional, o BAAP vai ao encontro das ações propostas pelo Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP). O ACAP é um acordo internacional multilateral visando a proteção das populações de albatrozes e petréis, propondo ações de conservação em escala global. Atualmente, o ACAP conta com 13 países signatários, entre eles o Brasil, e cobre 31 espécies de albatrozes e petréis em suas ações de conservação.

Durante a 10ª Reunião do Conselho Consultivo do ACAP em 2017, algumas das ações subsidiadas pelo plano de trabalho que irá guiar as atividades nos anos vindouros estão em sinergia com a existência de um banco de amostras biológicas nacional.

a) Manter um banco de dados que relacione a disponibilidade de amostras de cada região que sejam relevantes para estudos em genética de populações das espécies do ACAP;

b) Desenvolver e atualizar um banco de dados de planos de biossegurança para as espécies do ACAP;

c) Desenvolver uma lista de pesquisadores e instituições de cada região que coletem amostras de aves da captura incidental;

d) Desenvolver protocolos para quantificar a ingestão de plásticos por albatrozes e petréis e para a coleta de amostras de tecidos de aves mortas;

e) Manter uma lista de autoridades, centros de pesquisa, pesquisadores e organizações não-governamentais relevantes ao ACAP.

Além dessas ações propostas globalmente e ligadas à existência de um banco nacional de amostras, o Brasil se comprometeu com a criação de um banco nacional de amostras no Relatório de Implementação das ações propostas nesta última reunião.

Frente às diferentes oportunidades para obtenção de amostras biológicas de albatrozes e petréis com potencial para fornecer conhecimento científico e diante da necessidade de gestão desse material disperso em diferentes regiões do litoral do Brasil, a criação de um banco nacional de amostras biológicas de Procellariiformes mostrou-se fundamental.

Desta demanda nasce o Banco Nacional de Amostras Biológicas de Albatrozes e Petréis, sob gestão do CEMAVE/ICMBio em parceria com o Projeto Albatroz e tendo como colaboradora a R3 Animal.

Além da relevância do BAAP apoiando estudos em genética, saúde, poluição, prevalência de plásticos e outros assuntos considerados prioritários para atingir as metas estabelecidas pelo PLANACAP/ACAP, um banco de dados funcional serve de modelo para outros países sul-americanos que fazem parte do Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis.